GP Austrália 2008, o inicio da mudança ou a volta dos bons tempos?



Após a morte de Ayrton Senna, o circo da F1 mudou seus conceitos de segurança, investindo na implantação de dispositivos eletrônicos, estes que supostamente protegiam o piloto de uma rodada ou batida. Com a influencia da Ferrari e Schumacher, foram implantados nos carros; sistema automático de troca de marcha, controle de tração e controle de largada, sistema inteligente de freio (ABS), controlador automático de potencia do motor e uma grande carga aerodinâmica, vimos que a F1 se tornou um autorama, onde o melhor carro vence sempre, vimos grandes talentos como Jarno Trulli, Nick Heidfeld, Jos Verstappen, Giancarlo Fisichella, e outros, terem o brilho de seus potenciais apagados pelas pequenas equipes, pois quanto maior o investimento melhor é o carro. Agora fica a duvida no ar, se na época em que Schumacher se tornou multicampeão, fosse diferente, será que ele teria estas conquistas?
Depois de mais de 10 anos, a F1 percebeu que a influencia da eletrônica não muda de fato segurança, é só analisar os acidentes ocorridos até então. O que salvou Kubica no acidente do Canadá em 2007, não foram os sistemas eletrônicos, mas sim a cápsula de sobrevivência e o “santo antonio” e o hans (proteção do pescoço do piloto). Que atualmente garante 95% de segurança para o piloto.
A F1 utilizou a questão da segurança como desculpa, para a pressão imposta pelas grandes empresas tecnológicas. Porem o investimento em tecnologia é muito alto, assim quebrando os cofres das grandes equipes e da própria FIA, forçando a organização a mudar seus conceitos e cortar custos, o GP da Austrália é só o inicio destas mudanças que se continuar vai reviver os tempos de ouro da F1, onde ao final de cada corrida e campeonato sabíamos quem de fato venceu.

Com ou sem controle de tração, qual a diferença?



Afinal, qual é a diferença de correr com ou sem controle da tração? Qualquer pessoa, mesmo sem ter muito contato com a F1, imagina que com controle o carro não patina e sem o carro patina, porem correr sem controle de tração envolve varias situações que o piloto deve levar em consideração. O blog F1 Na Ponta dos Dedos preparou uma lista de preocupações que um piloto deve ter sem o auxilio eletrônico.

O desgaste dos pneus traseiros

Sem o controle de tração, se o piloto pisar 100% no pedal toda a potencia de 700cavalos é despejada para os pneus traseiros, aumentando o atrito do pneu com o asfalto, também todo o peso e o equilíbrio do carro vão para a parte de trás. Com isto o piloto que configurar no ponto ideal a suspensão traseira e sacrificar menos os pneus terá mais vantagem durante a corrida.

O traçado ideal

A busca pelo traçado ideal sempre fez os pilotos andarem no limite nos treinos livres, um piloto que encontrar traçado ideal em toda pista consegue tirar o maximo de performance do carro, sem comprometer seu equilibro. Sem o controle de tração a atenção aumenta, porque qualquer ondulação por menor que seja irá fazer a roda gira em falso, um bom exemplo foi o GP de Mônaco de 2007, onde em qualquer ondulação da pista o controle de tração, que naquela ocasião estava com defeito bloqueava a rotação do motor da Honda de Barrichello. Correr em Mônaco com controle de tração já era difícil, imaginem este ano.

A potencia despejada na saída de curva

Com o auxilio eletrônico o piloto não precisava se preocupar no momento de acelerar novamente na saída de curva. Agora este é o momento mais critico em uma volta, se o piloto pisar bruscamente no pedal, a potencia do motor jogará a traseira para fora da pista. No GP da Austrália de 2008, se a Ferrari de Massa tivesse controle de tração, não rodaria na primeira curva.

O ponto ideal de frenagem

Apesar do freio não ter ligação direta com o controle de tração, nesta temporada o piloto terá que se preocupar na forma como freia, buscando equilibrar boa frenagem com menos desgaste de pneus.

Consumo de Combustível

Sem o controle de tração aumenta o consumo de combustível, agora o piloto é responsável por controlar também no pé o consumo. Vale lembrar que o piloto também controla o consumo nos botões do volante, dependendo da equipe são de 3 a 6 tipos de misturas.

Correr em pista molhada

Correr na chuva é a maior dificuldade e preocupação de cada piloto, até mesmo Ayrton Senna o maior piloto da historia, que corria na chuva com classe e sem erros, descrevia a enorme dificuldade e stress que era correr nestas condições.Em 2008 sabemos que é bom de braço na chuva.

Top 08 motivos para não perder a temporada 2008 de Fórmula 1




1- Sem controle de tração

O principal motivo para você não perder a temporada 2008, é a proibição do controle de tração, um auxiliar eletrônico que no momento da aceleração do carro, controla a rotação das rodas assim não deixando o carro patinar ou rodar nas saídas de curvas.
Agora sem este auxilio, os pilotos mais técnicos e arrojados terão maiores possibilidades de vitoria.

2- Raikkonen o “Iceman” a ser batido

Agora Raikkonen está na mira de todo o circo da F1, cada erro, cada acerto será analisado por todos, e este ano será prova de fogo para Iceman, se Kimi suportar como campeão a pressão de todos terá grandes chances de ser campeão novamente.

3- 2008, Ano do Massa???

Este ano Felipe Massa terá que mostrar muito mais arrojo e técnica do que o ano de 2007, porque Raikkonen conquistou na pista a admiração da equipe, dividindo espaço com Massa. Além que o Iceman praticamente não errou em 2007 e conquistou o titulo, Mas se 2008, a Ferrari não quebrar tanto e se Massa logo nas cinco primeiras corridas fizer mais pontos do que Raikkonen, e ficar entre os 2 primeiros na classificação, sem duvidas terá grandes chances de ser campeão, porque em 2007, Massa mostrou que além de arrojado, é um piloto muito rápido.

4- Alonso na Renault

Depois de sua passagem pela McLaren, onde viveu um inferno e não foi reconhecido pela contribuição que trouxe a equipe em 2007, Alonso volta pra a Renault, com esperança de melhoras. A equipe não é a mesma de 2005 e 2006, com isto o espanhol terá muitas dificuldades para disputar de igual pra igual com as Ferraris e Mclarens. Mas ao decorrer da temperada veremos até que ponto chegará à capacidade do Bi-Campeão.

5- Quatro Pilotos, Um Titulo (parte 2008)

Em 2008, a fórmula 1 verá o quarteto fantástico (Raikkonen, Massa, Alonso e Hamilton) lutando por cada curva, cada ponto. Cada um com suas principais forças, Raikkonen, com sua grande capacidade de suportar a pressão, Massa com sua rapidez e arrojo, Alonso com sua técnica e sabedoria e Hamilton com sua audácia.
Sem esquecer a evolução da BMW de Heidfeld e Kubica, a juventude de Piquet e das habilidades de Kovalainen companheiro de Hamilton. Veremos quem vencerá sem ajuda do controle de tração.

6- 2008, ano novo pra McLaren.

Depois de um ano lamentável na historia da McLaren, com o escândalo da espionagem e das brigas internas entre Dennis x Alonso x Hamilton, a equipe deposita sua confiança em dois jovens promissores pilotos, Hamilton e Kovalainen, que tem como missão para 2008 resgatar a imagem positiva que a equipe construiu em 42 anos de historia.

7- As esperanças de 2008.

Nelsinho Piquet esperança de um piloto vencedor. A recuperação da Honda esperança de boas corridas para Barrichello. Alonso, em sua busca de melhorias para a Renault. Sebastien Bourdais, o francês bom de braço espera repetir na F 1, a ótima performance que teve na Champ-Car. A BMW, sempre evoluído promete brigar por vitorias em 2008. McLaren e Hamilton buscam em 2008 não repetir os erros do passado. Felipe Massa a grande promessa brasileira de titulo.

8- Corrida noturna

Dia 28 de Setembro, marcará a primeira corrida noturna da historia da formula 1. Singapura será o palco deste acontecimento, qual piloto não quer vencer neste GP?Veremos.
Apesar da novidade, os norte americanos são expert em corridas noturnas, e sem duvidas a FIA realizará um grande evento nesta data.

Os estreantes em 2008




A temporada 2008, marcará a estréia de dois pilotos de grande promessa na F1, Nelson Ângelo Piquet de 23 anos e Sebastien Bourdais de 29 anos, francês.
Nelsinho seque os passos de seu pai, em 2006 com uma ótima temporada na GP2, chegando em 2º lugar, apenas atrás de Hamilton. Nelsinho chamou atenção de Flavio Briattore e em 2007 assinou contrato como piloto de teste da Renault. Já no inicio da temporada 2007 foi levantada a possibilidade de ocupar o lugar do então iniciante Heikke Kovalainen, que no momento não havia apresentado seu potencial. Agora em 2008, Nelsinho surge como uma continuação do nome Piquet que trouxe muitas vitorias ao Brasil, porem só cabe a ele administrar com responsabilidade as oportunidades abertas pela reputação de seu sobrenome.
Sebastien Bourdais, iniciou sua carreira na Europa vencendo categorias de grande importância do automobilismo mundial, em 2003 fez testes com a Arrows e Renault, mas por questões financeiras da Arrows e falta de interesse da Renault, Bourdais, foi para os Estados Unidos, corre na Champ Car, categoria de grande competitividade.Nos Estados Unidos o francês mostrou ao mundo sua grande competência e arrojo, em 5 temporadas venceu 4, se tornando uma lenda muito respeitada no automobilismo norte-americano. Neste inicio de temporada Bourdais poderá cometer alguns erros de adaptação com o carro e regulamento, mas não se surpreenda se ele andar na frente de seu companheiro de equipe.

Austrália 1° Etapa 14 a 16/03/2008



23º vez que o pais oceânico receberá os circo da Fórmula 1, a primeira corrida foi em 3 de Novembro de 1985 no folclórico circuito de Adelaide. Keke Rosberg da Williams Honda teve o privilegio de ser o primeiro piloto a vencer na Austrália. A partir de 10 de Março de 1996, o Grande Prêmio da Austrália, passou a abrir o calendário da F1, na agitada cidade de Melbourne, Damom Hill, foi o vencedor deste ano.


Grande Prêmio de 2007
Pole : 1. Kimi RAIKKONEN Ferrari 1'26''072
Vencedor : Kimi RAIKKONEN Ferrari Ferrari

GP Austrália 2007
Resultado Final
1 Kimi RAIKKONEN Ferrari Ferrari
2 Fernando ALONSO McLaren Mercedes
3 Lewis HAMILTON McLaren Mercedes
4 Nick HEIDFELD BMW Sauber BMW
5 Giancarlo FISICHELLA Renault Renault
6 Felipe MASSA Ferrari Ferrari
7 Nico ROSBERG Williams Toyota
8 Ralf SCHUMACHER Toyota Toyota

As equipes e seus pilotos para a temporada 2008

Na temporada 2008, Fernando Alonso volta a correr com o número 5, com este número conquistou seu primeiro titulo em 2005. Já Nelsinho Piquet número 6, irá estrear com o mesmo número em que seu pai, Nelson Piquet conquistou seu terceiro titulo mundial em 1987. Novidade é ver a Mclaren, equipe de ponta, correr com os números 22 e 23, destinados a pior equipe da temporada anterior.